RIBEIRA

 

 

O bairro da Ribeira fica situado na Península Itapagipana, na Cidade Baixa. Banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos e da Enseada dos Tainheiros, é um dos poucos bairros em que os moradores conservam o hábito de colocar cadeiras nas portas das casas, no finalzinho da tarde, e de sentar para apreciar a paisagem. A autenticidade do povo que mora na Ribeira, com sua cultura tão particular retrata de forma quase mágica a divisão da cidade em Alta e Baixa. É difícil explicar esta sensação de magia. É necessário experimentá-la para compreendê-la. É preciso conhecer a Ribeira, que da Cidade Alta parece nem existir, mas que, quando nos encontramos lá, nos provoca um choque delicioso pela descoberta de uma outra Salvador. A Ribeira dos acarajés, pastéis e dos famosos sorvetes sobrevive e mantém preservada a sua personalidade única

 

PRAIA DO BOGARY


Entrada pelo Colégio João Florêncio Gomes. Nela está localizado o Clube Cabana do Bogari e muitas barracas onde são servidos mariscos, cozido e pirão de aipim com carne de sol.

 

 

CABANA DO BOGARY


Clube dos sub-oficiais e Sargentos da Marinha. A História do Clube Cabana do Bogary tem início com uma barraca de praia chamada Cabana do Marinheiro, que existia no local onde hoje está instalada a cozinha do clube. A barraca era o ponto de encontro de tripulantes dos navios que ancoravam em Salvador. Marinheiros de todo o país e do estrangeiro se reuniam para beber e confraternizar. Por volta de 1948, o prefeito da cidade doou o terreno próximo à Cabana para ser construído um clube. Somente em 02 de julho de 1952 foi fundada a Cabana do Bogary, recebendo o nome da praia onde está situada. O clube foi registrado como sociedade civil de direito privado, vinculado ao Comando do Segundo Distrito Naval.

Conforme prega o estatuto do clube, a entidade é dedicada ao uso social, recreativo e cultural dos Sub-oficiais e Sargentos da Marinha, da ativa ou reserva. Hoje, no entanto, a Cabana do Bogary realizou convênio também com o Exército, a Aeronáutica e a Polícia Militar. Os civis só podem se associar quando indicados por um membro do clube. Atualmente estão cadastrados 308 sócios. De dois em dois anos, no mês de abril, é realizada eleição para a direção do clube.

A Cabana oferece salão de dança (com capacidade para 400 pessoas), salão de jogos, churrasqueira, cozinha e sala polivalente. Durante todo o ano acontecem campeonatos de futebol de salão, sinuca, baralho e dominó. O salão de dança e a quadra são freqüentemente alugados para não-sócios. Aos domingos acontecem apresentações de grupos musicais a preços populares.